David de Oliveira Lemes, Ph.D.

Bem-vindo à Escola de Games

Os jogos digitais invadem as universidades e prometem ser a profissão do futuro que já chegou

Por David de Oliveira Lemes

Até bem pouco tempo, quem quisesse trabalhar com criação e desenvolvimento de games no Brasil teria de aprender quase tudo na raça. Não existiam cursos especializados no assunto e tampouco mercado de trabalho. Mas esta realidade vem mudando aos poucos. O Brasil ainda está longe de ser uma grande potência desenvolvedora,mas começa a dar os primeiros passos para mudar este cenário.

No início de 2007, pelo menos dez universidades em todo o Brasil tinham em seu vestibular a opção para o curso de Jogos Digitais, nome dado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para o curso superior que trabalhará a criação e o desenvolvimento de games. Um grande passo.

Para refletir um pouco sobre a questão, vale ressaltar que nenhuma indústria cresceu e se consolidou tão rapidamente quanto a de games. Com isso, o mercado carecia de profissionais devidamente treinados para a arte de criar e programar jogos digitais. A formação de quem queria trabalhar no segmento se dava por diversas vias devido à inexistência de um curso especifico. Quem queria ingressar no mercado teria que optar por curso de exatas e especializações nas mais diversas áreas.

Lá fora, o primeiro curso superior totalmente voltado para o segmento foi o da cobiçada DigiPen Institute of Technology (www.digipen.edu), em Washington, nos EUA. Este fato mudou ensino começaram a enxergar os games com bons olhos.

E por aqui, estudar games não é uma atividade tão nova assim. Já existe até uma turma formada pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, que foi a pioneira em oferecer um curso superior em Design de Games. Durante as aulas, o aluno aprende a projetar jogos em diversas plataformas, como web e dispositivos móveis, além de ganhar sólida formação em modelagem e animação 3D….

Esta é uma pequena parte da matéria que escrevi para a revista Omelete que foi para as bancas em abril de 2007. Abaixo você pode dar uma olhada nas imagens da matéria que escrevi para a revista. Aproveito para dizer que também fiz as ilustrações da matéria. Aqui, neste link, você pode baixar um PDF de 4 páginas com texto completo.

Escola de Games PEQ-1

Escola de Games PEQ-2

Games na Escola 01

Games na Escola 02

Games na Escola 03

2 thoughts on “Bem-vindo à Escola de Games

  1. eu tenho um game que eu baixei que é pro PC eu quero transformar em game para PlayStsation 2, como é que eu faço????

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: