Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais

Dissertação de Mestrado

A presente pesquisa reúne e analisa os fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais com foco no produtor independente de games. Transcorrendo sobre as características fundamentais dos jogos digitais, investiga- se nesse trabalho relatar brevemente a história dos games independentes no Brasil e organizar a forma como deve ser pensados a argumentação narrativa, a organização de ideais, a mecânica de jogo e os gêneros de game e personagens quando relacionadas à criação de games.

Busca-se também sistematizar as principais questões relacionadas ao planejamento de jogos digitais, como o game design e o gerenciamento de projetos, a criação e o design de personagens, progressão, dificuldade, jogabilidade, roteiro aplicado ao universo dos games, linguagens de programação e bibliotecas de software.

A produção de jogos digitais enfoca aspectos tecnológicos e práticos, começando com o design de interface para games, a modelagem 3D em seus principais aspectos, como objetos, cenários e mundos tridimensionais desenvolvidos para games, a produção de imagens 2D como texturas e seus similares, busca situar a ambientação sonora no universo dos jogos digitais até chegar ao motor de jogo, relatando suas principais funcionalidades para a produção de games.

Link para download

Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Data de defesa: 27 de outubro de 2009

3 comments on “Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitaisAdd yours →

  1. Li o material do Prof. Dolemes e achei incrível. Me ajudou muito e pensar como planejar um game antes de começar a fazer.

    Altamente recomendável.

  2. Olá Henrique, obrigado pelo comentário. Espero mesmo que este material ajude o desenvolvedor a planejar antes de começar.

    Assim que você lançar seu game, me avise para eu publicar no GameReporter.

  3. Olá Prof. Dolemes, existe alguum mestrado voltado pra área de jogos ou áreas afins aqui no Brasil? Se sim onde?

    E aliás, muito bom o conteúdo dos seus sites.

Deixe seu comentário