David de Oliveira Lemes, Ph.D.

O crescimento do mercado de games no Brasil


Entrevista concedida a Davi Rampazzo do jornal O Estado RJ sobre o mercado de games. Leia a matéria completa aqui.

Davi Rampazzo: Existe um mercado variado para desenvolvedores de jogo no Brasil ou ainda estamos engatinhando nessa área?

David de Oliveira Lemes: O mercado vem crescendo gradativamente no Brasil. Se antes o mercado de trabalho se restringia a desenvolvimento de games para internet e para publicidade, com a explosão de vendas dos smartphones, hoje temos uma grande quantidade de empresas que estão desenvolvendo para as plataformas mobile, sobretudo para iOS, da Apple e Android, do Google.

Davi Rampazzo: Você acredita em crescimento de curto a médio prazo nesse mercado dentro do nosso país?

David de Oliveira Lemes: Sim, o momento econômico está propício para isto. Hoje já existem muitas empresas desenvolvedoras de games no país e isso tende a crescer, sobretudo em função do crescimento dos cursos de graduação em Jogos Digitais.

Davi Rampazzo: Como você se envolveu com o blog GameReporter ?

David de Oliveira Lemes: Criei o blog em 2005, quando era editor do AOL Games. A AOL iria fechar no Brasil e eu queria continuar o trabalho que vinha fazendo. Em função disso, criei o blog.

Davi Rampazzo: Durante sua formação acadêmica existia algum curso ou projeto especial que se tratava exclusivamente de jogo ou você que teve tomar iniciativa?

David de Oliveira Lemes: Como estudei Mídias Digitais, foi fácil incluir games na pauta, mas tive que tomar a iniciativa. Hoje games já faz parte do currículo do curso de Bacharelado em Mídias Digitais da PUC-SP.

Davi Rampazzo: Os cursos oferecidos atualmente realmente preparam um profissional desse segmento ou existe uma certa carência de conteúdo dentro das instituições?

David de Oliveira Lemes: Os cursos sérios formam bem os profissionais para atuarem no mercado. Contudo existem muitos cursos oportunistas que aproveitam o aquecimento do mercado para lançarem cursos caça-níqueis.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: