David de Oliveira Lemes, Ph.D.

Treinamento em consoles

Entrevista concedida a Gisele Federicce da Brasil 247. Leia a matéria completa aqui.

1 – Conforme afirmei anteriormente, o piloto Jacques Villeneuve já relatou ter praticado suas corridas em circuitos de videogame. Felipe Massa já fez o mesmo, citando que utilizou o módulo difícil em seu PS3 e que, por isso, estava seguro em relação ao circuito que correria. Desde quando você tem conhecimento de que esse tipo de treino virtual acontece?
R: A simulação está presente em treinamentos há muito tempo. É amplamente usado nas forças armadas para treinos dos mais diversos. No final da década de 1970 e começo de 1980, época em que o Apple II era o computador padrão da sociedade, já existiam versões não muito sofisticadas de simuladores de vôo. Com o crescimento da capacidade de processamento gráfico nos anos seguintes, surgiram então os videogames atuais, que utilizam tecnologias herdadas dos simuladores.

Os jogos de corrida são uma extensão destes treinamentos. Além de seus circuitos serem projetos de forma quase fiel a realidade, os atuais recursos de câmera dos jogos fazem com que os pilotos sintam-se dentro do cockpit. Usando um videogame para treinar, Villeneuve estava apenas registrando em sua memória todos os pontos do circuito. Ao pilotar de forma real na pista, os pontos já estavam registrados.

2 – Estes treinos em circuitos virtuais tem relação com a maior realidade dos games de hoje?
R: A Marinha do Brasil montou um simulador de voo na Escola Naval e adaptou o software / jogo da Microsoft, o Flight Simulator 2004 e obteve muito sucesso. O simulador foi montado em uma carcaça de helicóptero com seus controles ligados ao computador.

3 – Qual seria um console (e um game) divisor de águas em questão de jogos de corrida?
R: O jogo que foi um divisor de águas em jogos de corrida foi o Super Mônaco GP, lançado em 1989 pela Sega. A jogo reproduzia apenas uma única corrida, mas me lembro da época de uma reportagem que citou que algum piloto treinou usando este jogo. Mais informações você encontra aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Super_Monaco_GP

4 – Você acredita que o videogame tem influenciado garotos novos a seguirem com a profissão de piloto?
R: Os videogames podem influeciar de várias formas, pois não existem apenas jogos de corrida. Além do mais, está é uma profissão cara. Não tenho uma resposta clara para esta pergunta. Contudo, é possível.

5 – Já conversou com algum piloto sobre o assunto ou se deparou com alguma história na Universidade que tenha relação com o tema?
R: Infelizmente não.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: